A música existe desde os tempos em que os humanos perceberam que tocar duas baquetas juntas pode criar uma batida envolvente. A música pode elevar nossa alma, promover em nós sentimentos de alegria, compaixão e amor. A música é parte integrante de qualquer reunião social. Também acalma nossa mente, tanto que agora é reconhecido como uma forma de terapia.
A Música Ativa Nosso Cérebro
Aprender a tocar música muda a estrutura do nosso cérebro de forma a torná-lo mais ativo e forte. Estudos têm mostrado que as pessoas que ouvem música agradável melhoram sua velocidade de mulheres lindas processamento de informações, raciocínio, criatividade, capacidade de atenção e memória.
A música regula os hormônios relacionados ao estresse
Anestesiologistas relatam que ouvir música relaxante reduz o nível de hormônios do estresse no sangue e também substitui a necessidade de medicação em alguns dos casos.
A música estimula o sistema imunológico
O estado agradável pode ser alcançado ouvindo música que eventualmente leva a mudanças fisiológicas especiais que eventualmente levam à redução do estresse e aumento da imunidade.
Música aumenta a produtividade
Temos inúmeras distrações no trabalho competindo por nossa atenção. A música nos ajuda a voltar a uma trilha mais produtiva. Um estudo mostra que as pessoas que ouvem música concluem suas tarefas mais rapidamente e têm ideias melhores do que aquelas que não ouvem.
A música fortalece a memória e o aprendizado
A música tem o poder de ajudar as pessoas a se concentrarem melhor. Pode melhorar a capacidade de memorizar grafias e poesia. A participação num programa de música na escola demonstrou ter efeitos positivos na aprendizagem, motivação e comportamento.
A música reduz a dor
Embora não esteja claro por que a música pode reduzir a dor, o impacto da música na liberação de dopamina pode desempenhar um papel significativo. Um estudo mostra que os pacientes que ouvem música antes da cirurgia da coluna sentem menos dor do que um grupo que não ouve música.
A música melhora a qualidade do sono
Estresse e ansiedade são os principais fatores que afetam o sono. A música faz maravilhas em reduzi-los. A pesquisa mostrou que ouvir música cria um sono mais reparador e melhora os padrões de sono. Em alguns casos, pode ajudar no tratamento da insônia.
Para você
Mime-se com boa música e desfrute dos maravilhosos efeitos no seu corpo, mente e alma neste Dia Mundial da Música!