Muitas pessoas acreditam que a música serve simplesmente para relaxar ou dançar e, até mesmo, evitam músicas no ambiente de trabalho para não atrapalhar a produtividade.
Mas, isso é um equívoco, pois, a música pode ser um grande aliado na produtividade, pois, ajudam os funcionários a se concentrarem melhor em suas tarefas.
Não está acreditando? Então leia esse conteúdo até o final e descubra por que tocar música durante o trabalho pode ser uma ótima ideia.
Vamos lá!
Benefícios da música no ambiente de trabalho
Músicas podem ser alegres, tristes, misteriosas e por aí vai. O fato é que esses sentimentos afetam diretamente as pessoas que estão escutando naquele momento.
Portanto, a escolha certa de um determinado tipo de música pode aumentar drasticamente a forma como os funcionários trabalham diariamente, afinal, qualquer pessoa que trabalhe de bom humor tende a ter um aproveitamento maior durante o dia.
Para que você possa ter uma ideia, logo abaixo segue alguns benefícios da música no ambiente de trabalho.
Aumenta a concentração
Já foi comprovado que a música tem o poder de deixar quem está escutando em estado meditativo, fazendo com que essa pessoa se concentre e tenha foco nas tarefas que está realizando.
Além disso, se concentrar na melodia também faz com que o funcionário não se distraia com outros tipos de ruído, que podem acabar atrapalhando a produtividade do mesmo durante o dia de trabalho.
Imagine, por exemplo, uma pessoa que trabalha no setor financeiro e precisa acessar diariamente o programa de NFS-e. A música, sem dúvida, irá manter essa pessoa concentrada em todos os números que precisa digitar para trabalhar com esse programa.
Quebra o clima negativo
Você provavelmente já foi para o trabalho de mau humor ou conhece alguém que já fez isso, não é mesmo?
Isso acontece devido aos fatores pessoais de cada pessoa, o que pode prejudicar o andamento do trabalho durante o dia e criar um clima negativo entre os funcionários.
A música pode ser uma ótima opção para prevenir que isso aconteça, pois, por incrível que pareça, a música tende a fazer as pessoas esquecerem de seus problemas enquanto estão escutando.
Aumenta a produtividade
Como dito anteriormente, a música tem um forte poder sobre a pessoa que está escutando, por exemplo, se for um ritmo que essa não goste, logo ela ficará estressada e improdutiva.
Por esse motivo, é fundamental conhecer o perfil dos funcionários e o ritmo que será escolhido, de modo a trazer algo agradável a todas as pessoas que estão presentes.
Além disso, é interessante evitar músicas que possam ser ofensivas para determinado tipo de público, portanto a escolha de um ritmo neutro é fundamental para obter o resultado esperado.
Tipos de músicas para ouvir no trabalho
Agora que você já se convenceu de que a música pode ser uma grande aliada da produtividade e diminuir a sensação de fadiga nos funcionários, não pense que acabamos por aqui.
Abaixo você irá contar com os melhores tipos de músicas para o ambiente profissional que, sem dúvida, irão trazer resultados expressivos na produtividade:
- Procure por músicas internacionais
- Evite músicas melancólicas
- Traga uma playlist de empoderamento
- Músicas POP são ótimas para o ambiente de trabalho
Se você seguir as dicas citadas acima, com certeza conseguirá fazer os funcionários da sua empresa se concentrarem melhor em suas atividades e, é claro, melhorar o clima no ambiente de trabalho.
Dica importante
Embora a música seja uma ótima aliada, funcionários que possuam transtornos de atenção, como o TDAH, podem acabar sendo prejudicados, portanto, procure conhecer melhor cada uma das pessoas que será exposta enquanto a música estiver tocando.
Conclusão
Com certeza agora você deve concordar que a música é uma ótima aliada da produtividade no ambiente de trabalho e já está escolhendo sua playlist, não é mesmo?
Mas, lembre-se de voltar ao site sempre que puder, pois estamos sempre trazendo novidades e dicas interessantes e, é claro, você não vai querer ficar de fora.
Até mais!